terça-feira, 12 de maio de 2009

Amares sem plano de desenvolvimento estratégico

A comissão politica do CDS/PP considera urgente um fórum alargado, reunindo todas as forças partidárias, associações empresariais, líderes de opinião, técnicos especialistas, empresários e público em geral com o objectivo de definir e implementar um plano estratégico de crescimento global capaz de pôr em acção, um conjunto de medidas promovendo o desenvolvimento deste nosso concelho.
O concelho de amares com esta gestão autárquica continua apenas a gerir as necessidades diárias, as contas correntes, não possuindo um planeamento global de desenvolvimento capaz de promover acções conducentes à atracção do investimento ao nível da indústria não poluidora, comercio e serviços, sem as quais não é possível estruturar um conjunto de estratégias verdadeiramente importantes e necessárias para todos os amarenses.
Temos vindo a assistir a um continuado abandono dos amarenses para outros concelhos e para fora do nosso país, pois procuram uma vida digna, uma melhor condição de vida, um reconhecimento das suas competências, e acima de tudo de uma vida melhor.
A contribuir para isso temos o plano director municipal que continua a ser um “travão” à construção de habitações, empreendimentos e estruturas dos nossos “filhos da sua terra”, e agora também a deslocação dos alunos para outras freguesias e por consequência o encerramento das escolas, demonstrando não existir uma avaliação correcta do investimento em educação e na formação das pessoas.
Todo o ser humano tem um conjunto de necessidades que espera ver satisfeitas, desde as mais básicas, como as fisiológicas, de segurança, até às necessidades de estima e auto-realização.
Assim, a educação e formação das pessoas é a maior riqueza que um ser humano pode ter, pois ter a capacidade de discernimento, de escolha e da condução mais acertada das suas escolhas, assumindo toda a responsabilidade pelas mesmas, é sem dúvida a maior contribuição para a auto-realização e da melhoria contínua de si próprio e da comunidade onde está inserido. Neste sentido, é necessário dinamizar a formação profissional, através da atracão de novas escolas de formação, novos cursos, novas oportunidades de emprego, novas empresas de formação com o objectivo reconhecer, validar e requalificar as pessoas para um mundo cada vez mais competitivo e exigente ao nível pessoal e profissional, rumo à melhoria contínua e à qualidade total.
Este concelho de amares é um território com muitas potencialidades que interessa dinamizar, é o caso da nossa “laranja de amares” reconhecida pela sua singularidade e qualidade, quer pelo seu aroma e sabor únicos, pelos produtos agrícolas que interessa apoiar, através da construção de um pavilhão multiusos, de exposição, de promoção e divulgação do que de melhor fazemos e queremos continuar a fazer.
O concelho precisa de atrair investimento para o concelho, através de acções de charme, valorizando o nosso património natural, histórico e cultural, conquistando investidores interessados em contribuir para uma vida melhor de todos os amarenses.
A questão verdadeiramente importante para o nosso concelho passa por descobrirmos qual o investimento eficaz e útil para todos os amarenses, e do qual, no futuro, os nossos filhos se orgulharão das obras efectuadas.
Assim, necessário é agir, propor soluções, accionar meios capazes de contribuir, para todos juntos, construirmos um futuro melhor.

Manuel Pereira
Presidente da comissão politica do CDS/PP de Amares
09/08/2006

Sem comentários: