terça-feira, 12 de maio de 2009

Será desta que amares vai ter um rumo?

A comissão politica do CDS-PP atenta aos problemas que afectam o concelho de Amares apercebeu-se de uma notícia do Jornal Praça Local de 31 de Agosto de 2006 ao ler uma entrevista do Senhor Presidente da Câmara, afirmou que: “6 milhões de euros vão ser investidos…mas é preciso pagá-los”. Um leitor atento poderá pensar que agora o concelho vai finalmente encontrar o rumo certo e que podemos descansar de alívio pois o executivo municipal, através do Senhor Presidente da Câmara, vai iniciar um período de progresso e de desenvolvimento constante e sustentado.
Todos os cidadãos deste concelho esperam que isso aconteça para o bem-estar comum, pois continuamos a precisar urgentemente de um espaço multiusos, capaz de apresentar e promover os produtos agrícolas e as marcas amarenses, como é o caso dos vinhos, a laranja, a gastronomia regional, além, das pequenas e médias empresas comerciais e industriais não poluidoras.
Amares possui um vasto e rico património natural e histórico que interessa preservar e valorizar, como exemplo, podemos citar o mosteiro de Rendufe, que pertenceu à Ordem Benditina, fundado por D. Egas Pais de Penegate no séc. XI, e que constituí um exemplo concreto de como pouco se tem feito na procura de soluções capazes de voltar a “dar vida” a um espaço único que a todos nós pertence e do qual no, momento presente, não nos podemos orgulhar.
A educação e formação do ser humano sempre foi e continua a ser o pilar de desenvolvimento pessoal. A este nível não existe uma biblioteca, um espaço de leitura, onde qualquer amarense possa adquirir conhecimentos e melhorar as suas competências ou habilidades.
Torna-se imperioso, definir estratégias no sentido de combater a desertificação das freguesias mais periféricas, revendo o plano director municipal actual, no sentido de ajustá-lo à realidade e especificidade de cada localidade, capaz de satisfazer as necessidades cada vez mais exigentes de todos os jovens e dos menos jovens.
Para além disso, não nos podemos esquecer das acções de charme, no sentido de atrair empresários e envolver e envolver os amarenses tendente a um crescimento sustentado, quer ao nível pessoal quer profissional. Todavia, para que isso seja um facto, é fundamental estabelecer contactos, parcerias com escolas, universidades, agentes de desenvolvimento, empresas e empresários procurando estabelecer e manter relações de parceria capazes de gerar mais-valias para precursão de tais objectivos.
Assim, continuamos a achar que é verdadeiramente importante, unir esforços capazes de, em conjunto, construirmos todos os dias um concelho melhor, mais dinâmico e mais socialmente equilibrado.


Manuel Pereira
Presidente da comissão politica concelhia do CDS-PP
15/09/2006

Sem comentários: