sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Burocracia

A burocracia apareceu com o senhor (Max Weber) com o objectivo de aumentar a eficiência das empresas, mantendo o controlo sobre as mesmas, procurando com normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito, controlar todas as informações e comunicações desde o nível hierárquico superior para o inferior.
Assim, podemos apontar algumas vantagens da burocracia, tais como: a implementação da racionalidade em relação ao alcance dos objectivos da organização, precisão na definição dos cargos e conhecimento exacto dos seus deveres, atribuição das tarefas e sua execução na prática, uniformidade de rotinas e procedimentos, entre outras.
Mas por outro lado, apresenta algumas disfunções que podem ser muito prejudiciais para o pleno desenvolvimento de uma instituição ou de uma sociedade, pois por excesso de formalismo, de papeis, de regulamentos, de normas, de autoridade, impede a inovação, a mudança, a evolução favorável dos acontecimentos. Verificamos muito frequentemente excesso de formalismo em Repartições de Finanças, nos Registos Prediais, nas Conservatórias, nas Câmaras Municipais, nas Instituições Públicas em geral, que não permitem a evolução, o desenvolvimento social, a resolução salutar dos problemas, prejudicando desta forma, o desenrolar dos acontecimentos e impedindo, desta forma, o normal funcionamento da vida social.



Manuel Pereira
2000-02-10

1 comentário:

Anónimo disse...

O Burocracia não apareceu com Max Weber. Max Weber foi o teórico que a identificou e sistematizou-a e criou a teoria da Burocracia...