quarta-feira, 13 de maio de 2009

Democracia

Democracia é por definição a atribuição do poder ao povo, e é através de eleições periódicas que o povo elege os seus representantes para defenderem as suas reais necessidades, desejos e aspirações.
Nesta perspectiva, podemos afirmar que a democracia é um sistema político onde é possível a troca de ideias, de argumentos, de afirmações, de posições que em conjunto formam um todo, no qual se podem verificar novos rumos, novos desafios, novas obras, e melhor futuro. Assim, e teoricamente, podemos dizer que, este sistema político é quase perfeito, no entanto verificam-se frequentemente abusos de poder, falta de ética e profissionalismo político que apenas mancha o bom nome deste sistema.
Pode observar-se que as opiniões discordantes são recebidas na maior parte das vezes, com desinteresse, desagrado e até de repúdio por parte de quem está no poder. Exemplo disso, é o problema da revisão do Plano Director Municipal (P.D.M.) da Câmara Municipal de Amares, que ainda se encontra por resolver, impedindo o desenvolvimento na construção de novas habitações, novos negócios, novas estratégias de desenvolvimento local onde as pessoas possam implementar mais valias e enriquecer o concelho e quem nele habita.
As assembleias municipais que deveriam ser um espaço de livre discussão de ideias, de reunião e discussão responsável de propostas com o objectivo de enriquecer o concelho de Amares, pois todos teríamos a ganhar, não passa na maior parte das vezes, de uma troca de acusações e de ataques pessoais, principalmente, para os representantes dos partidos minoritários.
Seria necessário e importante verificar mais democracia e menos oligarquia, mais pluralidade de opiniões e menos criticas destrutivas às novas ideias, mais debate de ideias e menos demagogia e ataques pessoais, mais desenvolvimento e menos estagnação, mais “vida democrática” e menos destruição da criatividade e inovação.






Manuel Pereira
21-11-2000

1 comentário:

Anónimo disse...

defenitivamente, a Democracia não é o espelho quer das autarquias,governos,instituições públicas e privadas e de quase todo o tipo de organizações. quem tem o poder, tem medo da Democracia...

Tony Soares